Fatos aqui viram noticias

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 22-06-2016



“Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis”. Benjamin Disrael.

“A melhor maneira de combater a corrupção no Brasil é dentro da Constituição Federal”. Marcos Vinicius- Presidente da OAB-Acre.

Governo Michel Temer- PMDB
Os analistas políticos, analisam o governo interino do presidente Michel Temer: economicamente correto e eticamente, vulnerável.

Placar do impeachment 
Segundo os assessores do Palácio do Planalto, o placar favorável ao afastamento definitivo da presidente Dilma, está entre 58 a 61 votos, no Senado Federal.

Pesquisa de preferências e rejeições
Com a turbulência do momento político, a maioria dos eleitores apresentou alta rejeição às principais lideranças políticas, já em relação às eleições de 2018! Através de pesquisa do Instituto Paraná, realizada entre 11 e 14 de junho, com 2.044 eleitores, em 162 municípios, de 24 Estados Federativos, vejamos:

Aceitação: Rejeição:

· Lula- 13,9 % 73,4 %
· Aécio- 26,8 % 61%
· Marina Silva- 30% 57,5 %
· José Serra- 32,2 % 58,2 %.

Renan ameaça Procurador Rodrigo Janot
O senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, fez uma ameaça velada ao procurador Geral da República Rodrigo Janot. Segundo Renan, ele tinha recebido seis pedidos de impeachment, contra o procurador e tinha arquivado quatro pedidos. No entanto, iria analisar minuciosamente os dois pedidos, protocolados no Senado Federal.

Denúncia Familiar
Além do deputado Eduardo Cunha- PMDB e presidente afastado da Câmara dos Deputados, o juiz Sergio Moro aceitou denúncias, contra a sua esposa Cláudia Cruz e sua filha. Segundo informações de Brasília, até ao final da Operação Lava Jato, muitos outros familiares de políticos, serão envolvidos, nos desvios de recursos públicos.

Queda dos ministros
Após a queda dos ministros, do Planejamento, Transparência e Turismo, do governo Michel Temer, o Supremo Tribunal Federal, direcionou suas atenções para denúncias envolvendo, os ministros da Educação, Mendonça Filho e Eliseu Padilha, Chefe da Casa Civil. Segundo fontes da capital federal, outras quedas virão. 

Partidos atingidos, no Acre
Conversando com lideranças políticas e dirigentes partidários dos partidos envolvidos nos escândalos da Operação Lava Jato, principalmente, PT, PMDB, PSDB, PC do B e até o PP, admitem que terão muitas dificuldades para justificar para os eleitores, o envolvimento dos mesmos. Segundo eles, mais do que nunca, precisam de uma campanha profissional, organizada, com um excelente Planejamento Estratégico Eleitoral, com metas e objetivos bem definidos, dentro do curto espaço da campanha eleitoral de 2016.

Enfraquece o PC do B
As denúncias de que o ex-ministro Aldo Rabelo- PC do B e a deputada Jandira Feghali- PC do B, receberam propina provenientes da Lava Jato, termina jogando o partido, na vala comum da corrupção eleitoral.

Dívida do Estado do Acre
Segundo as negociações do governo do Estado do Acre com o Governo Federal, a dívida do Acre, ultrapassa os 350 milhões de reais. A União suspendeu os pagamentos por seis meses e fez um escalonamento por 20 anos. O governo Temer estende as mãos para os Estados, independemente de siglas partidárias.

Atitude louvável
A direção do Ministério Público do Estado, a cada dia, desenvolve ações importantes e se aproxima da sociedade. Após desenvolver o seu planejamento estratégico participativo, por municípios, está realizando no interior do Estado, nas escolas públicas, o Programa “Promotor por um dia”. Mostrando desta forma, a importância das ações do órgão no meio social.

CPI rejeitada
Após ser deflagrada pela polícia estadual a Operação Lares, comprovando a venda de casas populares do programa federal, Minha Casa, Minha Vida, a Assembléia Legislativa, rejeitou nesta terça-feira, em plenário, o requerimento que pedia a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI, para apurar as denúncias apresentadas.

Polícia Federal
Segundo lideranças da oposição, em breve a Polícia Federal entrará no caso, já que os recursos do programa são federais, atendendo a denúncias do senador Sergio Petecão-PSD, no Senado e do deputado major Rocha- PSDB, na Câmara dos Deputados.

Mudança no PRB Estadual
É dado como certo no meio político acreano, que nos próximos dias, o deputado federal Alan Rick, assumirá a presidência do Diretório Estadual no Acre. Especula-se inclusive, que o PRB possa passar a integrar a oposição acreana. Segundo algumas lideranças da FPA, após o episódio do processo do impeachment da presidente Dilma, no qual Alan votou a favor da admissibilidade, obedecendo à orientação do seu partido, não é mais tratado com confiança.

A União que desuniu 
O que parecia unir os partidos de oposição, em torno de candidaturas únicas, nos 22 municípios, acabou não acontecendo e criando grandes e graves arrestas, já para 2018! Vejamos:

Rio Branco
A oposição, facilitando a reeleição do prefeito Marcus Alexandre- PT, que enfrenta naturalmente o desgaste do que está acontecendo em nível nacional, já trabalha a formação de dois grupos, com duas candidaturas:

1- Eliane Sinhasique, que conta com o apoio do PMDB, PP e PMN e;
2- Tião Bocalom- DEM, que conta com o apoio do DEM, PSD, PSDB, PR, PTC, PSC, PEN, PPS e possivelmente, o PRB.

Tarauacá
Apesar da alta rejeição do atual prefeito Rodrigo Damasceno- PT, o lançamento de várias candidaturas no campo de oposição, termina facilitando a sua reeleição:

· Marilete Vitorino- PSD, que aparece como a favorita, no meio da opinião pública, conta com o apoio do PSD e conversa com outras forças políticas do município;

· Francisco Batista- PP, ex-vereador de seis mandatos, tio do deputado Jesus Sérgio- PDT, tem um forte grupo político e conta com o apoio do PP, PSDB e PDT;

· Mirabor Leite- PMDB faz um bom mandato como vereador e busca com sua equipe, diariamente se aproximar da população, ouvindo e encaminhando suas demandas para os órgãos responsáveis;

· Partido REDE SUSTENTABILIDADE

O Partido da Rede, que tem como a sua maior liderança política, a vereador Janaína Furtado, vai terminar sendo o fiel da balança, politicamente falando, para decidir as eleições de 2016, em Tarauacá. Ainda não definiram se vão lançar candidatura majoritária ou, a qual grupo político irão se aliar.

Município do Jordão
O prefeito Elson Farias- PC do B dá um choque de gestão, realizando várias obras importantes para o município e já resolveu o impasse da questão do vice-prefeito.

A oposição insiste em apresentar duas candidaturas, se dividindo dentro do seu próprio campo de atuação:

· Turiano Filho- PSDB se articulou e formou um forte grupo político e já visita as lideranças indígenas e ribeirinhas;

· Esperidião Menezes Júnior, ex-prefeito, detentor de habilidades políticas, já se articula, em prol de sua pré-candidatura, tendo a vereadora Zeina Melo- PMDB, sua principal articuladora política.

Cruzeiro do Sul
Os partidos que fazem oposição ao governo estadual, também estão divididos:

· Iderlei Cordeiro- PMDB, conta com o apoio do PMDB, PP e mais de 12 partidos. Tem ainda, o apoio dos seguintes partidos que integram a FPA: PDT, PRP, PHS e PRB.
· Henrique Afonso-PSDB acabou de receber o apoio do PSD, do senador Sergio Petecão.

Lista dos inelegíveis
Na numerosa lista dos inelegíveis em relação às eleições de 2016, publicada pelo TRE contatou-se a inclusão de:

12 prefeitos
55 ex-prefeitos
30 gestores públicos.

Muitas candidaturas serão repensadas e outras canceladas por força da lei, em função de atos de improbidade administrativa de diversas tipificações.

Invasão na Maternidade de Rio Branco
A onda de violência em Rio Branco está praticamente incontrolável, pelas autoridades de segurança do Estado. Chegou-se ao cúmulo, da Maternidade Bárbara Heliodora, ser invadida, onde assaltaram médicos, enfermeiros e as mães das crianças internadas, levando celulares, cordões anéis e dinheiro. 

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário